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terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sou interessante, mas não estou na moda. Estrelando: Suzuki SX4


Nos tempos atuais, acreditar que um mini-SUV com jeito de hatch como o SX4 tem tração integral não é fácil. Mas esse híbrido japonês cumpre a promessa – e um leitor nosso que precisa mesmo do recurso estava cogitando sua compra. Será que vale a pena?

O Dennnis teve essa dúvida ao deparar com o Suzuki encaixado entre os aventureiros maquiados e as picapes 4x4 mais acessíveis, junto com praticamente um único concorrente semelhante, o raríssimo Ecosport 4WD. A presença do SX4 no mercado é discreta – 586 unidades entre janeiro e agosto, um terço das vendas do Grand Vitara e menos de 1/11 das do Kia Sportage no mesmo período – e a rede de concessionárias continua pequena: 23 pontos concentrados nas capitais de alguns Estados.

Seu preço está tabelado em 62.490 reais e, como no Ecosport 4WD (64.500 reais), inclui um amplo pacote de série com ABS, EBD, ar-condicionado, direção elétrica, duplo airbag, computador de bordo, CD-MP3 com comandos no volante e rodas de liga leve. O design é bem discreto, e não conta com o tradicional estepe na traseira dos aventureiros locais. Em comensação, o SX4 traz tração nas quatro rodas de verdade.

Obviamente, trata-se de um sistema simples, menos capaz que o de um Pajero TR4 – outro concorrente na mesma faixa de preço, com apetite por lama mas menos hábil no asfalto. Nesse ponto, a tração do SX4 assemelha-se à do Ecosport 4WD: um sistema feito para ser acionado somente quando necessário, através de um botão que bloqueia o diferencial e distribui a força entre os dois eixos. Em velocidade de cruzeiro na estrada, onde o SX4 conta com um eficiente motor 2.0 de 16V, 145 cavalos e 18,7 kgfm de torque a 3.500 rpm, a tração geralmente será apenas dianteira – nada de imitar o Grupo B de rali com eles, portanto.

Os modelos Suzuki e Ford também compartilham outras características, como a posição de dirigir elevada (bem de leve no japonês) e o acabamento relativamente espartano, sem texturas ou superfícies diferenciadas. A qualidade construtiva do SX4 é boa, e a do Ecosport melhorou com o tempo. O problema para ambos é que a faixa de preço em que se posicionam está muito próxima das versões básicas de utilitários mais encorpados, como o Tucson com tração 4x2 e o já citado Pajero TR4. Para baixo, há a Palio Adventure Locker, a partir de 57 mil reais.

No comparativo direto com Ecosport 4WD e Pajero TR4, o SX4 aparenta menos robustez, e possui a menor rede de assistência, mas oferece o melhor desempenho no asfalto. Se os trechos fora-de-estrada forem ocasionais, esse discreto importado pode sim valer uma paquerada mais cuidadosa. Infelizmente para a Suzuki, nosso leitor Dennis acabou foi escolhendo uma S10 Executive – cerca de 20 mil reais mais cara, mas que ele comprou com a ajuda do desconto para produtor rural. Não fosse esse fator extra, qual seria a escolha de vocês?

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