Seus automóveis econômicos, compactos e com alto grau de confiabilidade fazem sucesso em todos os continentes do planeta. Conhecida principalmente como fabricante de veículos pequenos, a SUZUKI (em japonês se pronuncia “soo-zoo-kee”) se tornou sinônimo de alta tecnologia e eficiência aplicada em modelos de sucesso como o Jimmy, Samurai, Swift e Vitara. Todos os seus veículos oferecem as marcantes virtudes de robustez, o estilo moderno e as características sofisticadas da SUZUKI a preços extremamente competitivos.
A história
Em outubro de 1909, quando a empresa Suzuki Loom Works Company foi fundada por Michio Suzuki, na pequena aldeia de Hamamatsu, no Japão, eram teares que saíam de sua linha de produção. Após 30 anos dedicando-se exclusivamente ao desenvolvimento e à produção dessas complexas máquinas, Michio percebeu que deveria diversificar seus negócios. Não porque o mercado têxtil estivesse mal. Seus teares foram desde o início um sucesso de vendas. Mas, na visão do empreendedor, era preciso expandir. Analisando as demandas do consumidor da época, ele decidiu produzir carros compactos. Assim, em 1937, começam a ser feitos os primeiros projetos de carro da futura montadora e, em apenas dois anos, a SUZUKI já exibe inúmeros protótipos construídos.
Os primeiros automóveis eram munidos do então inovador motor quatro tempos de 4 cilindros e 13 cavalos de potência. Com a iminência da Segunda Guerra Mundial, porém, a história de sucesso da montadora teve de ser adiada. Para o governo japonês, carros civis eram considerados artigos dispensáveis e, assim, o planejamento de novos veículos foi deixado de lado por um tempo. Quando a guerra terminou, a SUZUKI precisando se recuperar rapidamente voltou a produzir os já renomados teares. Porém, em 1951, com o mercado de algodão desmoronando, a fábrica não conseguiu mais se manter apenas com a venda de seus teares e, mais uma vez, a atenção se voltou para os automóveis. Neste período pós-guerra, os japoneses sentiram necessidade de um transporte pessoal, disponível e seguro. Várias empresas começaram a oferecer máquinas movidas a gás que podiam ser fixadas à uma bicicleta comum.
O primeiro esforço da SUZUKI no mundo de duas rodas apareceu, em 1952, na forma de uma bicicleta motorizada chamada Power Free. Projetada para ser barata e simples de construir, o novo modelo contava com um motor dois tempos de 36cc. E assim nasceu a SUZUKI MOTOR CORPORATION. Em 1954, quando a produção mensal de motocicletas já chegava à marca das 6.000 unidades, a empresa criou o Suzulight, pequeno automóvel que deu início à era dos compactos no Japão e se transformou no primeiro carro produzido em massa no país. Dotado de motor dois tempos de 360 cm³ e suspensão independente, o carro, introduzido no mercado japonês no ano seguinte, foi um dos pioneiros nos projetos de tração dianteira no país. Em 1958 a marca adotou oficialmente o “S” estilizado como sua assinatura.
Ao mesmo tempo em que foi expandindo suas fábricas e revendas para outros países, como os Estados Unidos em 1963, a SUZUKI aumentou significativamente sua linha de veículos. Em 1968, teve início o desenvolvimento do primeiro mini-carro com tração nas quatro rodas, o LJ, que dois anos mais tarde passaria a ser comercializado com o nome de Jimny. A diversificação veio também nas áreas de atuação. Com o nome já reconhecido por suas motocicletas, carros e motores de popa (introduzidos em sua linha de produtos em 1965), a empresa entra, em 1974, no campo de equipamentos médicos (com a comercialização da cadeira de rodas motorizadas Suzuki Motor Chair Z600) e de imóveis (com a produção de casas pré-fabricadas).
Foi nesta década, o maior período de desenvolvimento da marca com o lançamento das diferentes versões dos modelos Fronte e principalmente do pequeno jipe Jimny, que passaram a ser exportadas para o mundo inteiro, da linha de motocicletas GS (400cc, 500cc, 750cc), além da primeira fábrica no exterior, inaugurada em 1975 no Paquistão. Em 1982, a empresa inova mais uma vez e dá início ao próspero mercado de veículos para todos os terrenos, lançando o quadriciclo QuadRunner LT125, posteriormente copiado por outras empresas.
Em 1985, o jipe Samurai foi o primeiro modelo de carro lançado no mercado americano sob a marca SUZUKI. Com este modelo a SUZUKI passou a ser uma marca de sucesso no mercado norte-americano, depois de toda a reputação que já tinha no Japão na construção de pequenos carros. Porém, poucos anos depois, já no final desta década, a montadora se viu forçada a introduzir um novo modelo no mercado. O nascimento do Suzuki Vitara foi ocasionado por uma curiosa situação relacionada ao Suzuki Samurai. O pequeno jipe, comercializado nos Estados Unidos com grande sucesso, passou a ter alta incidência de capotagens. A NHTSA, órgão regulador da segurança de trânsito do país, determinou que o veículo era inseguro e que para seguir em comercialização, deveria ser mais largo, mais longo e mais pesado. Isso forçou a SUZUKI a criar um novo veículo, o Vitara. Ainda nesta década a SUZUKI também conquistou a Europa através de modelos como os jipes Vitara e Jimny, assim como os modelos compacto Ignis, Liana e Wagon.
O sucesso de seus carros compactos levaram a um grande aumento na produção e conseqüentemente nas vendas, que atingiu, em 1995, mais de 975.000 carros. Nos anos seguintes a montadora japonesa lançou automóveis de enorme sucesso como o Gran Vitara, Jimmy e SX4. Atualmente a SUZUKI oferece uma versátil linha de veículos que inclui o espirituoso SX4 Sport de quatro portas, o audacioso SX4 Crossover de cinco portas, o emocionante SUV XL7 de tamanho médio, o robusto SUV Grand Vitara compacto, o popular SX4 na versão sedã, e o compacto Splash no estilo europeu. No Brasil, os automóveis SUZUKI voltaram a ser comercializados novamente a partir de dezembro de 2008 com o modelo Gran Vitara, depois de uma ausência de cinco anos.
A linha do tempo
1968
● Lançamento do SUZUKI CARRY, uma pequena van comercial de enorme sucesso no mercado japonês.
1979
● Lançamento do SUZUKI ALTO, um automóvel compacto de preço acessível e extremamente econômico que no ano de 2009 completou 30 anos de mercado e mais de 10 milhões de unidades vendidas. Atualmente o modelo está em sua sexta geração.
1981
● Lançamento da GEMMA, scooter de 50cc com motor de 2 cilindros.
● Lançamento mundial da GSX KATANA, uma motocicleta de 1100cc.
1985
● Lançamento do SUZUKI SWIFT, um modelo urbano de porte mini da marca japonesa.
● Lançamento do SUZUKI SAMURAI, um jipe de preço acessível que revolucionou o mercado dos carros de tração integral desenvolvido especificamente para o mercado americano. O modelo foi baseado em um jipe, chamado Jimny, criado nos anos 50 baseado numa lei japonesa de micro carros de até 1.3 metros de largura, com motor 0,8 litro. Com o tempo foi crescendo em tamanho e robustez e passou a se chamar Samurai. O motor passou a 1.0 litro e mais tarde a 1.3 litro.
1989
● Lançamento do SUZUKI VITARA, um utilitário esportivo compacto, disponível nas versões 3 e 5 portas, criado em parceria com a General Motors. Comercializado como Geo Tracker, Chevrolet Tracker e Suzuki Sidekick nos Estados Unidos; SUZUKI VIATARA no Brasil e Pontiac/Asüna Tracker e Gmc Tracker no Canadá; estava disponível nas versões Conversível, Hard top e 4 Portas, com motor V6 e 4 cilindros. O modelo foi introduzido no Brasil em 1991.
1991
● Lançamento do SUZUKI CAPPUCINO, um veículo compacto conversível de apenas dois lugares pesando apenas 700 kg e alimentado por um motor de 3 cilindros.
1995
● Lançamento do SUZUKI BALENO, um sedã compacto que foi a primeira tentativa global da marca neste segmento.
1997
● Lançamento do SUZUKI GRAN VITARA, um utilitário esportivo grande e estiloso, com porta-malas espaçoso e estepe, como é comum em carros de esporte e de aventura, na parte extrena traseira.
1999
● Lançamento do SUZUKI JIMNY, nova geração do utilitário esportivo de porte pequeno porte.
● Lançamento do SUZUKI EVERY, uma van de sete lugares com motor 1.3l.
2006
● Lançamento do SUZUKI TWIN, um carro compacto de apenas dois lugares.
2006
● Lançamento do SUZUKI SX4, um veículo esprotivo utilitário compacto, que embora tenha sido desenvolvido, em parceria com a italiana FIAT, originalmente somente para o mercado europeu, é vendido também no Japão, India, Ámérica do Sul, Austrália e América do Norte.
● Lançamento do SUZUKI XL7, um veículo esprotivo utilitário de médio porte.
2007
● Lançamento do modelo SUZUKI SX4 na versão sedã.
2008
● Lançamento do modelo SUZUKI SPLASH, um automóvel compacto desenvolvido segundo os critérios europeu, mas com a sabedoria japonesa que impressiona pela sua aparência jovem e dinâmica.
2009
● Lançamento do SUZUKI EQUATOR, primeira picape na história da montadora japonesa.
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1909
● Fundador: Michio Suzuki
● Sede mundial: Hamamatsu, Shizuoka, Japão
● Proprietário da marca: Suzuki Motor Corporation
● Capital aberto: Sim (1949)
● Chairman & CEO: Osamu Suzuki
● Presidente: Hiroshi Tsuda
● Faturamento: US$ 30 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 274.3 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 12 bilhões (junho/2009)
● Fábricas: 35
● Vendas globais: 2.493.657 (veículos) e 3 milhões (motos)
● Presença global: 192 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 45.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis e motocicletas
● Slogan: Way Of Life!
● Website: www.globalsuzuki.com
A marca no mundo
O que era um pequeno grupo de engenheiros dedicados a projetos a melhor maquinaria de tecelagem do mundo, cresceu e se tornou uma companhia global de quase 45.000 funcionários que desenvolve e vende automóveis, pequenos caminhões, motocicletas, scooters, quadricíclos e motores de popa em mais de 190 nações. Nos Estados Unidos, um dos mercados vitais para a marca, a SUZUKI está presente através de uma rede de aproximadamente 400 revendedoras automotivas em 49 estados. São mais de 2.4 milhões de veículos e 3 milhões de motocicletas vendidos por ano em todo o mundo, transformando a SUZUKI na 12ª montadora do planeta.
Fonte: Mundo das Marcas
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